Prefeito eleito de Cafelândia quer construir 500 casas populares em parceria com a Cohapar

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, esteve reunido nesta segunda-feira (12) com o deputado estadual Andre Bueno e o prefeito de Cafelândia, Estanislau Franus, na sede da empresa, em Curitiba. Durante o encontro, os representantes solicitaram o apoio do governo estadual para a viabilização das obras de novas casas populares no município nos próximos anos.

Bueno informou que tem trabalhado na articulação junto à nova gestão municipal para a liberação de uma área que comportaria a construção de aproximadamente 500 moradias. “Tenho acompanhado o trabalho do governo do Estado no setor habitacional e esperamos contar com este apoio na redução do déficit habitacional de Cafelândia”, comenta o deputado estadual.

Para dar início ao processo, as autoridades definiram que, a partir de 2017, será iniciado um estudo de viabilidade técnica coordenado pelo governo estadual e prefeitura para a implantação de novos projetos habitacionais. O trabalho consiste na análise de possíveis áreas para construção de empreendimentos, bem como no levantamento do perfil socioeconômico das famílias a espera de moradias na cidade.

Parceria com cooperativas – Entre as novas linhas de atuação disponibilizadas pela Cohapar, o futuro prefeito demonstrou interesse em aderir ao programa de parcerias com cooperativas. A ação consiste no desenvolvimento de projetos específicos que atendam às necessidades de trabalhadores das cooperativas do Paraná.

Segundo Franus, somente a Cooperativa Agroindustrial Consolata – Copacol, com sede em Cafelândia, tem cerca de 8.950 funcionários, dos quais centenas precisam se deslocar diariamente de outros municípios para trabalhar na cidade. “Temos interesse em firmar esta parceria, que significa uma melhorar a qualidade de vida aos trabalhadores, além de um incentivo ao desenvolvimento da agroindústria em Cafelândia”, afirma.

Também acompanharam a reunião Jocely Loyola, assessora da presidência da Cohapar, Carlos da Costa, assessor do prefeito, e Melissa Correa Bastos, assessora do deputado estadual Andre Bueno.