Assembleia aprova Moção de Aplauso para médicos da Uopeccan

Neste dia do médico a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou uma Moção de Aplauso aos médicos da Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel). De autoria do deputado Andre Bueno (PSDB), a homenagem retrata o reconhecimento de todos os paranaenses pelo primeiro transplante de fígado realizado pela equipe.

Após cumprir todos os requisitos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, e ser credenciado, o Hospital realizou o primeiro procedimento com sucesso no dia 20 de setembro.

O transplante hepático é uma cirurgia que consiste na retirada do fígado doente de um paciente para a colocação de um fígado saudável, podendo ser retirado por inteiro de um doador com morte encefálica declarada ou um fragmento de fígado de um doador vivo. Alguns dos motivos que levam ao transplante são a cirrose hepática, hepatite crônica por vírus B ou C; doenças que comprometem as vias biliares; doença hepática alcoólica; hepatite autoimune, doença hepática gordurosa não alcoólica, doenças metabólicas na infância; tumores hepáticos primários ou hepatites fulminantes (drogas, vírus), por exemplo.

A homenagem deve ser entregue pelo deputado nos próximos dias para a equipe de profissionais.

Confira algumas imagens